As empresas Myprotein e Perfect Day se juntaram para produzir o “Whey Forward”, uma proteína em pó feita com soro de leite, mas que não usa nenhum animal para ser produzida.
Não se trata de uma mistura de proteínas vegetais em pó, mas de um suplemento que é geneticamente idêntico ao isolado de soro de leite premium. No entanto, ao invés de vir das vacas, ele é feito de um processo de fermentação de precisão a partir do cultivo de microflora com o modelo genético da proteína do leite.
Esse tipo de processo já é comum na indústria de alimentos para produção de micronutrientes como vitaminas, probióticos e insulina. Mas a Perfect Day é uma empresa pioneira em utilizar a fermentação de precisão para produzir macronutrientes, especificamente focando nas proteínas e gorduras lácteas.
Whey Forward
De acordo com a empresa, esse processo significa que o Whey Forward é “completamente idêntico à proteína de soro de leite encontrada no leite de vaca”. Mas não precisou explorar nenhum animal para ser feito.
Tanto o whey “animal-free” (livre de animais), quanto o whey convencional de vaca da Myprotein contêm 20 gramas de proteína por porção e têm sabor e textura comparáveis. Mas o Whey Forward se destaca por usar 99% menos água e liberar 97% menos emissões de gases de efeito estufa, em comparação com o produto original à base de laticínios, além de não ser cruel com as vacas e bezerros.
A novidade no momento está disponível apenas nos EUA, com 3 opções de sabores: caramelo salgado, menta e chocolate e brownie de chocolate.
Suplemento
Nenhum vegetariano ou vegano obrigatoriamente precisa consumir proteína em pó para atingir as recomendações diárias. Mas, para aqueles que buscam um maior aporte de proteínas ou que têm o hábito de incluir esse tipo de opção na sua rotina, essa é uma novidade que começa a surgir no mercado. Lembrando também que já existem diversas marcas que produzem proteína em pó de origem vegetal de excelente qualidade.