A Vitrolabs, uma startup de biotecnologia da Califórnia que produz couro feito de células, sem a exploração de vacas, vem trabalhando com a gigante de luxo Kering para desenvolver alternativas de couro para a moda.

Kering, uma corporação de moda de luxo, cujas marcas incluem Gucci e Saint Laurent, é um dos principais investidores de financiamento da Série A da Vitrolabs, que levantou US$ 46 milhões. Entre outros, o ator e ambientalista Leonardo DiCaprio também investiu na empresa.

Com essa soma, a Vitrolabs está buscando construir e dimensionar a primeira produção piloto do mundo de couro cultivado e acelerar a comercialização.

“Ao lançar a primeira produção de couro cultivado, atingiremos um marco importante no cumprimento de nossa missão de liderar a mudança para um futuro mais sustentável”, afirmou Ingvar Helgason, CEO e cofundador da VitroLabs em um comunicado

A Vitrolabs ainda não compartilhou detalhes sobre o impacto ambiental de seu processo, apenas disse que uma avaliação do ciclo de vida está em andamento, e que estão confiantes de que será uma grande melhoria em relação ao couro.

Enquanto as marcas de moda reconhecem cada vez mais os danos e riscos associados à produção de couro, sua presença continua dominante, principalmente nas marcas de luxo. A capacidade de obter um couro com as mesmas características e mais sustentável pode ser um divisor de águas para a indústria.

Processo do couro cultivado

O processo realizado pela Vitrolabs é o seguinte:

  1. Células: obtenção de células animais através de uma biópsia inofensiva e única de um animal vivo. Essas células podem se auto-regenerar indefinidamente no processo, produzindo tudo o que é necessário para fazer uma pele de animal de alta qualidade.
  2. Crescimento: as células sabem exatamente o que fazer quando recebem o ambiente certo. Por meio de um biorreator especializado, todos os sinais e nutrientes que as células precisam para crescer em um couro animal são fornecidos. Em vez de anos de crescimento em um animal, o processo leva apenas algumas semanas.
  3. Obtenção: terminada a fase de crescimento, as peles obtidas podem ir diretamente para o curtimento, sem processamento adicional. Como as células crescem apenas o necessário, o processo de curtimento é simplificado, o que significa uma redução significativa no impacto ambiental.