Um urso-preguiça macho de aproximadamente 6 anos foi recentemente apreendido de contrabandistas que o transportavam ilegalmente do Nepal para Bengala Ocidental, estado indiano.
Chamado Baloo, o urso foi encontrado em condições horríveis, onde sofreu maus-tratos e mutilações. Seus dentes haviam sido brutalmente esmagados e o focinho perfurado para inserir cordas que eram utilizadas para treiná-lo para apresentações de rua.
Tratado como um objeto pelas pessoas que o exploravam, ele era obrigado a “dançar” e realizar performances, para o “entretenimento” do ser humano.
Apesar da forte proteção legal, os ursos-preguiça são alvos de caçadores por vários motivos. Eles são traficados através de fronteiras para uso na prática cruel do “urso dançarino” ou suas partes e órgãos são vendidos no mercado clandestino para uso em medicina alternativa.
Caçadores e traficantes de animais selvagens aproveitam as fronteiras da Índia para contrabandear animais selvagens e se esconder em áreas remotas.
Devido à intervenção oportuna do Departamento Florestal de Malda, Baloo foi salvo de uma vida inteira de tortura e sofrimento. Os três infratores também foram presos e acusados de violações sob a Lei da Vida Selvagem.
Ele agora se encontra em um centro de resgate e reabilitação, onde está recebendo tratamento médico e cuidados.