Um caçador de 62 anos, que não foi identificado, tentou matar um urso atirando de uma plataforma em cima de uma árvore na região de Irkutsk, na Rússia.

As autoridades acreditam que o homem, em seguida, tenha se aproximado do urso, achando que ele estava morto. Porém, o animal se defendeu e acabou arranhando o caçador e esmagando o seu crânio.

A cerca de 50 metros do corpo do homem, foi encontrado o corpo do animal, que não suportou os ferimentos causados pelos disparos.

Os corpos foram encontrados por um grupo de resgate, acionado após o desaparecimento do caçador.

Comportamento do ursos

Os ursos geralmente não são agressivos com os humanos, a menos que se sintam provocados ou vulneráveis. Na maioria das vezes, um urso fugirá dos humanos se estiver com medo. Ursos mais acostumados com a presença humana tendem a ser mais agressivos.

Os ursos normalmente não atacam humanos para comer. Embora sejam predadores, eles preferem alimentos que estejam prontamente disponíveis para eles, em vez de atingir diretamente uma vítima. Um urso é mais propenso a atacar quando a comida ou seus filhotes estão envolvidos.

Não está claro que espécie atacou o caçador. No entanto, ursos pardos e urso pardo Kamchatka podem ser encontrados na Rússia, tendo uma estimativa de 13.000 ursos selvagens na região de Irkutsk.

Os ursos pardos podem pesar até quase 600 quilos e chegar a mais de 2metros de altura quando em duas pernas.