Todos os tipos de rodeios são sempre extremamente cruéis com os animais, mas a modalidade “Wild Cow Milking” (ordenha de vacas “selvagens”) é uma das mais perversas.
Nesses “eventos de entretenimento”, uma vaca mãe é separada de seu bezerro, colocada em uma arena e perseguida por dois ou mais homens; um deles vai à cavalo para laçá-la, e os outros correm para levá-la à submissão para que alguém possa ordenhá-la à força – tudo isso enquanto ela fica aterrorizada tentando escapar.
Esse absurdo ainda acontecia anualmente no rodeio Rowell Ranch, no condado de Alameda, Califórnia, mas, após votação que aconteceu no fim de setembro, ficou proibido. Em outros locais dos EUA ainda é permitido, como no rodeio Kansas Championship Ranch.
Uma proposta de proibição geral de equipamentos usados em eventos de rodeio, incluindo cordas, esporas e correias, não foi aprovada desta vez.
Almira Tanner, a principal organizadora do DxE, disse à DTN: “Agradecemos ao Conselho de Supervisores por proibir a prática violenta de ordenha de vacas selvagens e pedimos que continuem aprovando legislação em respeito aos animais, incluindo as proibições propostas de cintas de flanco, esporas e corda de amarração. Usar animais para entretenimento sem seu consentimento é abuso. Uma crescente maioria do público não apoia a crueldade animal, e esperamos ver o rodeio seguir o caminho do circo, onde os animais não fazem mais parte do show”.
Embora a proibição tenha sido aprovada pelo conselho, ainda deve ser lida novamente pelos supervisores antes de entrar em vigor 30 dias após a aprovação. A próxima leitura está prevista para ocorrer no fim de outubro.
As vacas são criaturas sencientes, e experimentam laços familiares profundos entre mãe e filhote. É comum que essas mães chorem a noite toda, durante semanas ao terem seus bezerros retirados delas.
Em 2019, o Conselho de Supervisores do Condado de Alameda já havia proibido a modalidade em que as crianças pulam em ovelhas e tentam segurá-las e montá-las.