Na última quarta-feira (24), três cavalos do comando de choque da Polícia Militar de São Paulo escaparam dos agentes e saíram galopando pelas ruas de Sapopemba, zona leste da capital.
Um dos animais assustou-se enquanto estava parado em um estacionamento e acabou dando um coice no peito de um policial que cuidava deles. Os três cavalos, apavorados, escaparam e correram em alta velocidade pelas ruas, conforme foi registrado em vídeo por moradores.
Em uma das imagens capturadas por uma câmera de monitoramento, é possível ver os cavalos em uma curva, onde um deles acaba caindo, causando faíscas com o atrito de seu casco no chão.
Durante a fuga, um motociclista foi atingido pelos animais, mas não sofreu ferimentos. O policial que levou o coice foi levado ao hospital, mas após exames foi liberado.
Os cavalos foram localizados e levados de volta ao batalhão. Os veterinários da corporação identificaram escoriações leves nos animais e iniciaram o tratamento necessário.
É possível e necessário substituir o uso de cavalos em operações policiais por métodos mais atualizados e éticos.
Os cavalos são seres sensíveis e altamente afetados por diversos estímulos, como sons, odores e toques. É fundamental respeitar o direito desses animais de viverem suas vidas de forma livre, sem serem obrigados a realizar “atividades de trabalho”.