Em ação conjunta realizada no início do mês, IBAMA e Sea Shepherd Brasil investigaram empresas que comercializam barbatanas de tubarão em Itajaí, SC.

Uma embarcação que possuía aproximadamente 13 toneladas de peixes, incluindo tubarões anequim (Mako) e azul, foi apreendida por não apresentar uma licença válida para a atividade. A empresa também terá que pagar uma multa, com valor ainda a definir.

Durante a operação, diversas amostras de barbatanas e postas foram coletadas para que seja investigado se as espécies são legalizadas para o comércio.

Segundo a Sea Shepherd Brasil, esta prática infelizmente ainda é legalizada no Brasil, mas será proibida para tubarões Mako a partir de maio. Os EUA recentemente proibiram o comércio de barbatanas, e a Europa segue também para uma possível proibição. 

Juan Pablo Torres-Florez, Coordenador Técnico da Sea Shepherd Brasil, que ainda aguarda os resultados das análises de DNA das espécies coletadas, conta sobre a importância desta ação conjunta de fiscalização: 

Hoje o Brasil possui 40% de suas espécies em risco de extinção, porém segue sendo o maior mercado para a carne de tubarão no mundo. Neste cenário, vemos um controle do esforço pesqueiro, monitoramento de desembarques e eventuais cotas de captura muito precárias, em particular para tubarões e raias. Uma presença mais constante do IBAMA com a Sea Shepherd em apoio à fiscalização é essencial e urgente para responder a este cenário, e para a preservação destes animais essenciais para a saúde do oceano.

Mercado brasileiro de exploração

O Brasil é o maior consumidor e importador da carne de cação – que pode ser diversas espécies de tubarão ou raia – do mundo. 

No país, a carne de cação comercializada trata-se de uma sub-rotulagem para carne de diferentes espécies de tubarões, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

As barbatanas fiscalizadas nas empresas de SC representam milhares de tubarões mortos, e seu destino é principalmente o mercado exterior.

https://youtu.be/z-mPWsXgwPw

Uma série de futuras investigações conjuntas entre IBAMA e Sea Shepherd acontecerão pelo Brasil no decorrer do ano de 2023.