Um espaço de eventos em Las Vegas, Notoriety Live, decidiu cancelar um show de mágica que incluía animais explorados para entretenimento, após centenas de pessoas pedirem para que fosse anulado.

Ken Henderson, responsável pelo local, estava interessado em ter o mágico Dirk Arthur e “seus grandes felinos” se apresentando em um de seus teatros. Há décadas o mágico vem explorando os animais para realizar seus truques.

Depois que um artigo foi publicado no Las Vegas Review Journal sobre a possível participação do mágico, Henderson disse ter recebido mais de 150 e-mails apenas nas primeiras horas, pedindo para que ele não realizasse o show. 

Ele ouviu as preocupações do público sobre os animais serem usados para entretenimento e rapidamente mudou de ideia.

“Eu ouvi um lado diferente disso agora, e isso me faz olhar para os animais nos shows de forma diferente”.

Dirk Arthur

Henderson disse que provavelmente não permitirá mais nenhuma apresentação que envolva animais após essa experiência. Ele até disse que adoraria que Arthur se apresentasse, mas sem os animais.

“Pode ser um desafio explicar às pessoas por que não é correto usar grandes felinos em um show de entretenimento”, disse a diretora executiva da Compassionworks International, Carrie Leblanc.

A organização de Carrie LeBlanc foi uma das muitas que se manifestaram contra o show proposto.

“Quando alguém se aproxima e ouve, é extremamente gratificante”, disse Leblanc. “Isso nos mostra que, como movimento pelos direitos dos animais, estamos progredindo muito ao compartilhar nossa mensagem com o público. Que está ressoando.”

Isso mostra que e-mails, ligações, cartas e qualquer coisa que você possa fazer, ajudará a mudar a forma como as pessoas vêem os animais! Nem todos serão tão receptivos, mas precisamos sempre mostrar de maneira respeitosa nossa insatisfação. A soma de todas as nossas ações individuais é capaz de causar mudanças importantes e, assim, podemos ir gradativamente reduzindo o sofrimento dos animais.

Dirk Arthur

O mágico também costuma explorar outros animais, como pombos e patos:

A Stage Magic, de propriedade de Dirk Arthur, falhou repetidamente em atender aos padrões federais mínimos para o cuidado de animais usados em exposições, conforme estabelecido no Animal Welfare Act (AWA). O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) citou Arthur por ter cortado as garras de grandes felinos juvenis e por repetidamente falhar em fornecer aos grandes felinos alívio de temperaturas de mais de 38 °C.

Fatos usados para mostrar que animais não são entretenimento

Dirk Arthur

  • Tigres não pertencem em shows de mágica barulhentos no meio de uma cidade movimentada.
  • Há um grande risco tanto para os participantes do show quanto para o público em geral, que será continuamente exposto aos animais de Arthur enquanto ele os traz de e para sua propriedade. Um animal selvagem que escapa no meio de Los Angeles seria um grande desastre para todos.
  • Cativeiro não é conservação. A afirmação de Arthur de que seus animais vivem em um “habitat espaçoso e exuberante” é simplesmente falsa. Toda a área de sua propriedade, que inclui sua casa de 250 metros quadrados e uma grande piscina, tem apenas 1,14 acres. Este não é um espaço amplo para abrigar 6 tigres, 2 leopardos-nebuloso, 2 leopardos-das-neves e 1 lince.
  • Como todo indivíduo que explora animais para obter lucro, Arthur afirma se preocupar com a “conservação”. Qualquer pessoa realmente interessada em conservação e cuidados com os animais iria realocar seus animais para um santuário credenciado, onde eles podem se envolver em comportamentos normais e naturais, não forçá-los a fazer truques estúpidos no meio de uma cidade.
  • Apesar de dize ser um especialista em cuidados e bem-estar animal apropriado, Arthur foi citado pelo USDA por NUMEROSAS violações da lei federal de bem-estar animal.