Será que no futuro a França, conhecida como a terra do croissant, irá produzir suas tradicionais patisseries sem o uso de ingredientes de origem animal? Essa é a aposta da startup francesa The VERY Food Co.

A companhia está desenvolvendo e lançando no mercado produtos 100% vegetais que visam substituir ovos e laticínios nas indústrias de panificação e confeitaria em larga escala.

A empresa já desenvolveu três alternativas para ovos: o Nomelet, um produto em pó para substituir ovos inteiros; o Aquafaba, uma versão líquida das claras de ovos; e o Noblanc, claras de ovos em pó. Além disso, criou a manteiga Tourage, que possui uma lista de ingredientes reduzida, sem óleo de palma, e tem a mesma funcionalidade da manteiga animal.

O alvo da companhia são os restaurantes, setores de panificação, confeitaria e fabricantes de alimentos. Além disso, eles trabalham em parceria com fabricantes para desenvolver soluções integradas, garantindo uma cadeia de suprimentos confiável e independente dos preços e desafios da pecuária.

Através da ciência e da tecnologia, a empresa analisa plantas e suas interações para encontrar a combinação ideal de moléculas que possam fornecer produtos alimentícios com as características funcionais, sensoriais e nutricionais desejadas.

Nomelet, claras na versão em pó. Créditos: The VERY Food Co

“Promover a vegetalização dos alimentos é uma necessidade em nosso mundo em aquecimento. Nós oferecemos uma solução concreta ao substituir materiais de origem animal por ingredientes vegetais, sem comprometer o sabor do produto final, seja ele um croissant, uma brioche ou um pain au chocolat”, afirmou o CEO Arnaud Delacour.

A startup foi lançada comercialmente há seis meses e está buscando investimentos para estruturar o negócio e finalizar seus primeiros contratos comerciais, que atualmente estão em fase de testes com fabricantes.