Você sabia que além de cevada e lúpulos, muitas bebidas utilizam ingredientes de origem animal em sua produção? O isinglass, também conhecido como ictiocola ou  “cola de peixe”, nada mais é do que uma substância tirada de bexigas de peixe de água doce. 

Parecida com colágeno, esse tipo de “gelatina” é usado para clarificar cerveja e vinho. Dificilmente essa substância aparece no rótulo, já que a maioria dos fabricantes classifica como coadjuvante de tecnologia, eliminado no fim do processo. 

Visando a sustentabilidade e o bem estar dos peixes, uma startup canadense, criou um clarificante feito de cogumelos para substituir os de origem animal. 

Batizado de Mycobrio, o produto é uma opção vegana para ser utilizado na indústria de bebidas, feito a partir de cogumelos brancos. A inovação serve como clarificante e também como proteção contra a deterioração de leveduras, mofo e bactérias no mercado de bebidas e água com gás.  

Atuação da startup

A startup Chinova Bioworks, tem como missão reduzir o desperdício de alimentos, utilizando produtos da natureza.

Além do agente clarificante, a Chinova tem em seu portfólio o Chiber, fibra de hastes de cogumelo branco que serve para aprimorar o prazo de validade dos produtos, podendo ser utilizado também em bebidas, laticínios e carne vegetal.

Processo de filtração

clarificação é um procedimento de purificação da bebida, pelo qual um agente filtrante é adicionado ao barril. Esse agente, geralmente é uma proteína que, basicamente, coagula as matérias sólidas presentes (resíduos da casca, polpa, matéria corante, etc.) fazendo que se precipitem no fundo do tanque, sendo eliminadas antes do engarrafamento.