Esta semana, quatro tripulantes da SpaceX conduzirão experimentos inovadores com carne cultivada no espaço. 

Com lançamento previsto para 8 de abril, Axiom-1 será o primeiro voo espacial totalmente privado para a Estação Espacial Internacional e, entre outros experimentos, testará os efeitos da microgravidade na formação do tecido muscular cultivado pela Aleph Farms.

A carne cultivada pode ser um divisor de águas para o meio ambiente, segurança alimentar, saúde humana e bem-estar animal. Mas alguns desafios ainda impedem de atingir todo o seu potencial. 

“Compreender os processos em um ambiente tão extremo, como o espaço, nos permitirá desenvolver um sistema automatizado de circuito fechado que pode produzir carnes durante missões espaciais de longo prazo”, disse a Aleph Farms. 

A empresa afirmou que a validação desses processos no espaço também vai permitir melhorar a eficiência de produção na Terra e reduzir a pegada ambiental.

No fim de março, a Agência Espacial Europeia (ESA) também  anunciou um projeto para explorar a possibilidade de produção de carne cultivada no espaço, para alimentar os astronautas, e melhorar a tecnologia usada na Terra. 

Duas equipes foram selecionadas para trabalhar em paralelo; um é composto pela jovem empresa alemã yuri e Reutlingen University, e o outro pelas empresas britânicas Kayser Space, Cellular Agriculture e Campden BRI.