Save Ralph, o curta-metragem animado que a Humane Society International (HSI) criou para apoiar a proibição de testes de cosméticos em animais, foi premiado com o “Grand Prix for Good”, no Cannes Lions Festival deste ano. Também foi premiado com ouro na categoria de filmes sem fins lucrativos.
O Cannes Lions Awards é reconhecido como um dos mais prestigiados prêmios globais em excelência criativa e o Grand Prix for Good reconhece e celebra o uso da criatividade para impactar positivamente as marcas e o mundo em geral.
O filme também foi legendado e dublado em vários idiomas para que sua poderosa mensagem fosse passada para mais pessoas e pudesse influenciar legisladores. Na versão em português, Rodrigo Santoro deu voz à Ralph.
Voir cette publication sur Instagram
Embora proibido em 41 países, o teste de cosméticos em animais ainda é perfeitamente legal na maior parte do mundo e, tragicamente, está voltando à Europa, submetendo milhares de animais a sofrimento e morte desnecessários.
O curta de 3 minutos segue um coelho chamado Ralph enquanto ele passa pela sua rotina diária como “testador” em um laboratório – usando a história de um coelho para evidenciar a situação de inúmeros animais que sofrem em laboratórios ao redor do mundo.
Ralph sofreu vários ferimentos devido a testes em animais. No início do filme, ele é parcialmente cego e surdo. No final, depois que os cientistas injetam um produto químico em seu outro olho, ele fica completamente cego.
Em algumas partes do mundo, coelhos como Ralph estão presos em restrições de pescoço e têm produtos cosméticos e produtos químicos pingados em seus olhos e na pele raspada em suas costas. Nenhum desses animais recebe alívio da dor e todos eles serão mortos no final.
Os europeus podem ajudar animais como Ralph assinando a iniciativa dos cidadãos, e outros podem ajudar assinando a petição global da HSI.