Rainn Wilson mudou seu nome – não oficialmente, apenas nas redes sociais – para ajudar a aumentar a conscientização sobre a crise ambiental e as consequências do rápido aquecimento da região do Ártico.
Com a cúpula da COP27 começando no Egito esta semana, a estrela do The Office disse que agora será conhecido por outros nomes, como “Rainnfall Heat Wave Extreme Winter Wilson” (chuva – trocadilho com seu nome, onda de calor, inverno extremo).
“Com a ajuda dos meus amigos cientistas do Arctic Basecamp, mudei meu nome para Rainnfall Heat Wave Extreme Winter Wilson. Isso não é uma piada, estou tão sério quanto o derretimento do Ártico, que amplifica os riscos globais, incluindo eventos climáticos extremos em todo o mundo”, disse Wilson.
“Espero que essa mudança de nome chame a atenção para esse crescente problema de derretimento. Precisamos que os líderes mundiais na COP27 tomem conhecimento e ajam. O Ártico está derretendo a milhões de litros por segundo, mas esse problema parece não conseguir fazer um nome por si mesmo, então cabe a nós criar um nome para ele.”
Wilson atua como membro do conselho do Arctic Basecamp, um grupo de especialistas do Ártico que trouxe seus conhecimentos para vários grandes encontros globais.
O rápido derretimento do Ártico
Um estudo publicado em agosto descobriu que, nas últimas quatro décadas, o Ártico aqueceu quase quatro vezes mais rápido que o resto da Terra. Este fenômeno das temperaturas do Ártico subindo rapidamente é conhecido como amplificação do Ártico. Isso se deve a vários fatores científicos, mas é claro que se resume principalmente ao aquecimento global causado pelo homem.
Embora mudar seu nome nas mídias sociais não resolva a crise climática, é (como diz Wilson) uma maneira divertida e gratuita de lembrar mais pessoas sobre essa ameaça global diária.