Os mugidos de uma vaca que acabara de ter sua mãe morta foram tão altos que as autoridades espanholas multaram seu dono por violar as leis de ruído, após diversas reclamações de vizinhos.

O pecuarista Roberto Pandiello foi multado em € 300 (aproximadamente R$1,6 mil) pela prefeitura de Siero, porque Carmina, uma vaca de 15 meses, ultrapassou o limite legal de ruído.

Através de medições de ruído, as autoridades descobriram que a demonstração de sofrimento de Carmina atingiu 74 decibéis, quase 20 decibéis acima do limite máximo da lei. 

Carmina, a vaca em sofrimento após ter sua mãe morta. Foto: Newsflash

O pecuarista conta que ela “precisou ser desmamada drasticamente depois que sua mãe foi sacrificada”.

Segundo ele, os mugidos de tristeza duraram “apenas alguns dias” em dezembro do ano passado, mas a pessoa que o denunciou afirmou que a vaca continuou mugindo POR SEMANAS!

As vacas criam forte vínculos

Os mugidos de sofrimento de Carmina podem ter sido incomuns para a área, mas as vacas em luto nas fazendas não são nada incomuns.

Vacas leiteiras comerciais precisam anualmente dar à luz um bezerro para que produzam leite por 10 meses do ano.

E para seus bezerros, isso significa ser retirado da mãe apenas horas após o nascimento. Isso causa sofrimento severo tanto para a vaca quanto para o bezerro, e tem efeitos de longo prazo no desenvolvimento físico e social do filhote.

Quando são separadas de suas famílias, amigos ou companheiros humanos, as vacas sofrem com a perda. Pesquisadores relatam que as vacas ficam visivelmente angustiadas mesmo após uma breve separação. O vínculo mãe-bezerro é particularmente forte, e há inúmeros relatos de mães vacas que continuam freneticamente chamando e procurando seus bebês depois deles terem sido tirados delas.

As vacas são animais sencientes que se acredita serem capazes de se lembrar de eventos em suas vidas por longos períodos. Além disso, elas demonstraram ser emocionalmente inteligentes, exibindo mudanças comportamentais e fisiológicas quando afetadas por estímulos externos.

Histórias de resgates

Como todos os animais, as vacas valorizam suas vidas e não querem morrer. Inúmeras histórias mostram a vontade extraordinária desses seres em lutar por suas vidas.

Uma vaca na Virgínia (EUA), chamada Idabelle, estava prestes a ser embarcada em um cargueiro com destino à Venezuela quando se virou, correu de volta e saltou para o rio. Mesmo grávida (ou talvez porque estivesse grávida), ela conseguiu atravessar a nado todo o rio, escapando da captura por vários dias. Ela foi resgatada pela PETA e enviada para um santuário, onde ela deu à luz seu bezerro, que foi chamado de Jimmy. Ela pode passar todos os dias com seu filhote, amamentando, pastando pacificamente e mantendo um olhar atento sobre ele, como as mães fazem.

Idabella e Jimmy vivendo em paz em um santuário vegano. Foto: PETA

No dia seguinte ao seu histórico discurso no Oscar, Joaquin Phoenix participou de um resgate de uma vaca e seu bebê. Assista ao vídeo do momento (você pode ativar a tradução automática da legenda para o português):