Na Escócia, uma petição pública pedindo pela proibição da carne no país será considerada pelo Comitê de Participação do Cidadão.

O autor desta petição é Roger Green, membro da campanha “Vote With Your Fork” (Vote com o seu garfo, em tradução literal), que busca mover o mundo em direção a um futuro sem carne. Nela, ele aborda as preocupações com o bem-estar animal e com o meio ambiente.

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par We Animals Media (@weanimals)

Green escreveu:

Nós, na Escócia, precisamos olhar para o sistema por trás de como a comida chega aos nossos pratos. Isso inclui cultivo, agricultura, pesca, processamento, consumo e a senciência dos animais nesse sistema alimentar.

Ele também abordou o fato de que as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde recomendaram uma mudança global em direção a dietas baseadas em vegetais para garantir uma melhor saúde planetária e pessoal para todos.

Em abril, Green já havia enviado uma carta para todos os membros do Parlamento escocês, recebendo duas respostas. Ambos os parlamentares relataram sentimentos semelhantes em relação à sustentabilidade alimentar e à necessidade de mudança. Segundo Green, um deles concordou amplamente com o conteúdo da proposta, enquanto o outro tinha algumas ressalvas quanto à proibição da carne. 

A principal reivindicação da petição, que é trazer a proibição da produção e do consumo de carne, seria previsto entre 2023 e 2040.

A etapa de assinaturas foi encerrada no dia 28 de setembro e agora está “sob consideração”, conforme informado no site do Parlamento escocês.

Independente da resposta, toda iniciativa popular que busque respeito pelos animais e melhorias no sistema alimentar é extremamente válida para que exista cada vez mais diálogo sobre o assunto.