Mais um vídeo chocante que mostra a realidade dos zoológicos tem circulado nas redes sociais. 

Nele, é possível ver um orangotango fumando um cigarro em um zoo da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, no último sábado (17). Filmado por um visitante do Zoológico e Jardim Botânico de Saigon, o animal imita perfeitamente os gestos de um ser humano.

Depois de levar o cigarro à boca duas vezes, ele até o apagou antes de jogá-lo fora.

Um funcionário do zoo disse ao jornal Tuoi Tre que algum visitante deve ter jogado o cigarro aceso na sua jaula.

“As pessoas costumam jogar objetos na gaiola e o orangotango pode aprender a usá-los por imitação”, disse o funcionário.

Funcionários e seguranças não conseguem monitorar completamente a situação em todas as jaulas, devido ao grande número de visitantes, continuou ele, acrescentando que a equipe verificou imediatamente a jaula de orangotangos, bem como outras jaulas após o relato do incidente.

Cerca de 500 pessoas visitaram o zoo apenas na manhã desse dia.

Pham Van Tan, diretor do zoológico, afirmou que eles não ensinaram o orangotango a fumar, e que o primata pode ter aprendido imitando os visitantes.

Nativo da ilha de Bornéo, essa espécie de orangotango corre risco de extinção devido aos incêndios que ocorrem em seus habitats naturais, à destruição florestal em troca de plantações de óleo de palma e ao tráfico ilegal de filhotes.

Realidade dos zoológicos

Os animais em zoológicos estão condenados a uma vida atrás de grades e vidros, com centenas de pessoas os observando diariamente, muitos sem nem ter acesso ao sol, grama, água ou a outros animais de sua espécie. Muitos animais também são forçados a realizar “truques” para entreter e atrair mais visitantes.

Você gostaria de viver todo o resto de sua vida dessa maneira? 

Animais que, por algum motivo, não podem retornar à natureza, devem ser mantidos em santuários especializados, que os permitam exercer um mínimo de seus comportamentos naturais, e não servir de exposição e geração de lucro.

Não vá a zoológicos! Não dê seu dinheiro a esses estabelecimentos que lucram com a exploração de animais. Os zoológicos só vão parar de criar e capturar animais da natureza se seu apoio financeiro desaparecer. Podemos proteger espécies ameaçadas apoiando a preservação de habitats naturais, não prisões de animais.