Uma ONG do Reino Unido resgatou 47 coelhos gigantes de uma propriedade na Inglaterra, após receber denúncia de que os animais viviam em situação insalubre.
Oficiais e investigadores da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA) encontraram “coelheiras pequenas e sujas cheias de animais que foram deixados para se reproduzirem”.
Cerca de metade dos coelhos eram adultos, enquanto os outros eram ainda filhotes. O maior dentre eles tinha orelhas de 20 centímetros de comprimento e pesava cerca de 17 quilos, o que é comparável ao tamanho de um terrier Jack Russell.
“Embora muitas vezes mantidos como animais de estimação, os coelhos gigantes ainda são criados por conta de sua pele e carne. Acredita-se que esses animais estavam sendo criados para consumo”, afirmou a RSPCA.
Um dos funcionários da ONG, inspetor Trevor Walker, que ajudou a resgatar os coelhos, ainda acrescentou: “Esses pobres animais estavam vivendo em condições apertadas e sujas, o que seria muito desagradável para eles, especialmente no calor”.
Todos os animais receberam atendimento médico e foram encaminhados para centros de cuidados, enquanto esperam por uma família que lhes dê amor para sempre.
“Felizmente, um veterinário descobriu que todos estão em boas condições, embora um esteja tomando remédios para olhos lacrimejantes e uma ferida na nuca, mas esperamos que eles encontrem lares amorosos em breve”.
A organização revelou que as denúncias de maus tratos aos coelhos têm sido cada vez mais frequentes devido ao custo para criá-los. “Infelizmente, os coelhos estão se tornando um problema cada vez maior em toda a RSPCA, pois estamos vendo cada vez mais entrar em nossos cuidados, muitos como resultado da crise do custo de vida”.
Um aumento de 49% no número de coelhos sob seus cuidados foi constatado nos primeiros cinco meses de 2022.