O primeiro trailer do novo filme do diretor Steven Spielberg foi lançado há alguns dias, mas já foi possível observar que um macaco foi explorado na produção.
“The Fabelmans” é um drama semi-autobiográfico que retrata a história de amor de uma família pelo cinema, e tem por inspiração as memórias de infância e adolescência da vida do próprio diretor.
Uma das cenas do trailer mostra a mãe dizendo à família que comprou um macaco porque “precisava rir um pouco”. O macaco pode ser visto pulando pela casa e sobre os membros da família.
Esse é o trecho onde aparece o macaco, o trailer completo pode ser visto aqui.
A PETA se pronunciou sobre o assunto e pediu que essa cena seja retirada do filme:
“Steven Spielberg foi criativo o suficiente para criar um adorável alienígena em 1982 e seguiu com manadas de dinossauros realistas gerados por computador na década de 1990, então qual é a sua desculpa para arrastar um macaco de verdade para um filme feito em 2022? Sua mãe pode ter ‘precisado de uma risada’, mas a PETA não está rindo – e nem qualquer outra pessoa que se importe com animais. Esta cena do macaco é um endosso da cruel indústria de treinamento de animais e uma propaganda para o comércio decadente de animais de estimação, e a PETA está pedindo a Spielberg que cumpra seu legado como líder da indústria, deixando essa cena na sala de edição”.
A organização também comentou que os macacos usados como “animais de estimação” ou para produções de cinema e televisão são normalmente separados de suas mães quando ainda são filhotes. Além disso, os treinadores costumam usar a violência nos bastidores para conseguir forçá-los a “atuar” na hora certa.
“The Fabelmans” irá estrear em novembro deste ano, mas deve chegar aos cinemas brasileiros somente em fevereiro de 2023.