Nesta quinta-feira (7) aconteceu um marco muito importante para os animais no Reino Unido. O Projeto de Lei “Animal Welfare (Sentience)”, Bem-estar animal (senciência), foi aprovado pelo Parlamento.
Esta nova legislação, assim que receber a aprovação real, reconhecerá que os animais são seres sencientes.
Agora, os políticos precisarão levar em consideração as necessidades exclusivas dos animais ao criar leis. O escopo desta legislação inclui todos os animais vertebrados e alguns animais invertebrados, como polvos e lagostas.
Também será exigida a criação de um comitê para examinar e relatar se o governo está levando em consideração o efeito adverso de qualquer política “no bem-estar dos animais como seres sencientes”.
Se a sociedade aceita que outros animais são seres sencientes, assim como os humanos, também devemos aceitar que é errado matá-los para uma refeição ou um par de sapatos.
Sabemos que os outros seres com quem compartilhamos o planeta podem sentir alegria, tristeza e medo; que eles têm seus próprios pensamentos, linguagem e culturas; e que eles têm o desejo ardente de viver livres.
Este projeto, sem dúvida, representa um progresso para os animais. No entanto, ainda há muito mais trabalho a ser feito, eles precisam de todos nós!