Nas últimas semanas, a informação de que a Marinha realizaria, em 16 e 17 de agosto, exercícios de tiro no arquipélago de Alcatrazes, santuário marinho e de aves no litoral norte de São Paulo, mobilizou ambientalistas e população em geral.
No dia 5, o presidente do ICMBio oficiou os militares e disse que os treinamentos não deveriam ser feitos na data, pois causariam prejuízos a ninhos de aves e às baleias em migração nessa época.
“O barulho dos tiros é horrível para as aves, que nessa época estão criando ninhos. O ruído faz com que sejam abandonados e se perde o ciclo reprodutivo”, explica a bióloga Larissa Cunha, da UFRJ. Alcatrazes, ao lado das Cagarras, no Rio, é o maior ninhal de fragatas no Atlântico Sul.
Após a movimentação, na tarde de ontem (09), a Marinha disse à reportagem do Globo que as atividades foram adiadas “em virtude de condições meteorológicas adversas para o referido período”, e não respondeu sobre novas datas.
Alcatrazes fica 35 quilômetros ao sul da cidade de São Sebastião e abrange nove ilhas, onde há 7500 fragatas, o que é considerada a maior população da espécie no Atlântico Sul. Além disso, entre o arquipélago e Ilhabela foram registradas 12 espécies de cetáceos (mamíferos aquáticos), incluindo animais em ameaça de extinção, como baleia-franca-austral, baleia-sei e boto-cinza. A baleia mais encontrada é a jubarte.
De acordo com o plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, os exercícios de tiros podem causar impactos tanto pela perturbação da avifauna do arquipélago, ocasionada pelo estampido sonoro, bem como pelo risco de dispersão e acúmulo de projéteis no fundo marinho.
Um grupo de ambientalistas que se mobiliza para impedir de vez as atividades militares planeja um protesto na segunda-feira em São Sebastião, município onde oficialmente fica Alcatrazes.
O vereador Fernando Puga (PT), do município de São Sebastião, responsável por um abaixo-assinado contra o exercício da Marinha, comemorou em suas redes o adiamento da atividade. “A sociedade civil do litoral norte precisa se manter unida e atenta, para que a gente consiga não só essa, mas uma vitória definitiva que é eliminar qualquer tipo de exercício de tiro em Alcatrazes”, declarou em vídeo publicado na tarde desta terça (09).
Voir cette publication sur Instagram