Desde bezerros até animais adultos, mais de 1,5 mil vacas e bois morreram com o frio que atingiu Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Acredita-se que ainda haja mais vítimas, podendo chegar a cerca de 2 mil animais mortos.
No vídeo da reportagem da Record, é possível ver os animais sobreviventes se aproximando de uma pequena fogueira improvisada para se esquentarem. São animais que sentem frio, fome, medo e têm um intenso desejo de viver.
Nos anos 2000, aproximadamente 10 mil animais morreram devido ao frio no Estado, e mais de 3 mil em 2010.
“Estudos técnicos comprovam que a hipotermia é causa de mortalidade quando bovinos mal nutridos, com pouca disponibilidade e qualidade de forragem e ausência de abrigo, são expostos a uma mudança climática brusca com queda de temperatura combinada com chuvas e ventos fortes”, diz Haroldo Pires de Queiroz,da Embrapa.
Em um artigo para o site da instituição, ele explica que as mortes na região poderiam ser evitadas se os produtores rurais adotassem boas práticas no manejo do gado. Isso inclui uma melhor nutrição do rebanho, principalmente em períodos de seca.
Esses animais nascem para morrer, passando por uma vida apenas de sofrimento. Nem mesmo as condições básicas de “bem-estar” eles não recebem.