Pela segunda vez em sete anos, mais de um milhão de pessoas em toda a União Europeia pediram o fim dos testes em animais ao assinar uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE).

Mais precisamente, 1.414.383 pessoas assinaram a última ICE pedindo pelo fim do uso cruel de animais em testes de cosméticos e produtos químicos, bem como um plano ambicioso para acabar com todos os experimentos em animais.

Mais de 10 milhões de animais são usados anualmente em laboratórios por toda a Europa para pesquisas e testes de procedimentos, que causam dor e sofrimento agonizantes. 

Isso inclui novos testes cruéis e desnecessários de produtos químicos cosméticos a pedido da Agência Europeia de Produtos Químicos, contrariando a proibição de longa data da UE de testes em animais para cosméticos.

Joanna Swabe, diretora sênior da Humane Society International/Europa, disse: “(…) É um absurdo que a legislação histórica que proíbe testes cosméticos em animais tenha sido prejudicada pelas autoridades da UE que continuam a explorar uma brecha na legislação e exigem que sejam realizados testes em animais em ingredientes usados em batons e sombras”.

“Até porque existem muitos métodos sem o uso de animais para garantir a proteção dos consumidores e trabalhadores expostos a esses produtos químicos, bem como o meio ambiente.”

Próximas etapas

Os organizadores da iniciativa agora têm três meses para enviar assinaturas às autoridades competentes para validação antes de poderem levá-la à Comissão Europeia e ao Parlamento para que alguma ação seja eventualmente tomada. 

Até hoje, apenas 6 ICE de um total de 90 registadas concluíram com sucesso esta fase de validação; outras quatro estão atualmente em fase de validação. Ter atraído esse grande número de assinaturas é um forte sinal de que esta ICE poderá ter sucesso.