O supermercado Tesco, o maior do Reino Unido, confirmou que suas laranjas e outras frutas cítricas são rotuladas como “não veganas” por causa da cera de origem animal que eles aplicam pós-colheita, seja a cera de abelha ou a resina goma-laca.

A goma-laca é feita a partir das secreções inseto Kerria lacca, encontrado nas florestas da Índia e Tailândia. Eles secretam a resina em galhos de árvores como uma camada protetora para suas larvas. Os machos deixam o local, mas as fêmeas ficam. 

Quando os flocos de resina são raspados dos galhos, muitas das fêmeas que permanecem são mortas ou feridas. Alguns ramos são mantidos intactos para que um número suficiente de fêmeas viva para se reproduzir e, assim, continuar a “produção”.

O supermercado diz estar procurando alternativas, mas os clientes o criticaram pela demora em agir.

Uma usuária escreveu nas redes sociais:

“Não é algo que eu tenha pensado. Presumi que frutas eram sempre veganas”.

No Brasil isso é comum com as maçãs

Com frequência também encontramos maçãs que foram revestidas por uma cera. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), “o que reveste as frutas brilhantes e apetitosas nos supermercados é, na grande maioria, a mistura de cera de carnaúba e resinas para dar brilho. Estas últimas são feitas à base de colofônia, que assim como a carnaúba, tem origem vegetal. Pode ser utilizada também a cera produzida pelas abelhas, ou ainda a goma laca”.

Solução

Sempre que possível, escolha comprar sua comida de produtores locais, assim a chance de encontrar alimentos com esse tipo de produto é quase nula. E você pode sempre perguntar, caso fique na duvida. 

Você ainda ajudará um comerciante local, e seu alimento não precisará de uma vida tão longa. E vamos dar uma chance aos alimentos “imperfeitos”!