Esta semana, a Câmara Municipal de Los Angeles deu o primeiro passo em direção a um futuro mais justo ao votar por unanimidade pela adoção do Plant Based Treaty (Tratado de Base Vegetal) – uma iniciativa que busca uma transição para um sistema alimentar mais sustentável e à base de vegetais. 

Apresentado pelos membros do Conselho Paul Koretz e Marqueece Harris-Dawson em 6 de setembro, o Tratado pede aos governos que restaurem os sistemas ecológicos globais, travando a expansão da pecuária, interrompendo o desmatamento e promovendo uma mudança para dietas saudáveis e sustentáveis à base de plantas.

Esta resolução histórica marca uma mudança cultural vital, pois os americanos priorizam o combate às mudanças climáticas e a melhoria de sua saúde

“Como mais de 2.200 municípios fizeram com as declarações de emergência climática, convido outras cidades a se juntarem a nós e endossar o Plant Based Treaty”, disse Paul Koretz.

Membro do Conselho Paul Koretz. Foto: Plant Based Treaty

Essa decisão incentiva a cidade a tomar decisões que privilegiem uma alimentação à base de vegetais e a tornem uma peça central de sua política de emissões de gases de efeito estufa. 

Se a votação do conselho da cidade for aprovada pelo prefeito Eric Garcetti, Los Angeles – que tem uma população de quase 4 milhões – se tornará a maior cidade do mundo a assinar o PBT.

“LA é historicamente conhecida por liderar a nação em tendências ambientais”, disse Jane Velez-Mitchell, jornalista e fundadora da UnChained TV. “O que acontece em LA se espalha para o resto do mundo.”

O futuro do nosso planeta depende literalmente da nossa transição para longe da pecuária, que é um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas, bem como a destruição de habitats, extinção da vida selvagem, fome humana no mundo, doenças humanas, seca, zonas mortas oceânicas e poluição da água. Os governos – locais, estaduais e federais – precisam reconhecer essa realidade!

Você também pode apoiar essa transição e assinar o Tratado aqui!

Tratado baseado em plantas na C40 World Mayors Summit

A votação da Câmara Municipal de Los Angeles ocorre logo antes da C40 World Mayors Summit, que acontecerá de 19 a 21 de outubro em Buenos Aires, Argentina. Lá, prefeitos das maiores cidades do mundo se reunirão para discutir estratégias de mitigação climática.

No início desta semana, uma carta aberta assinada por 200 grupos – incluindo PBT, Compassion in World Farming, Humane Society International e Pro Veg International – foi enviada aos 100 prefeitos participantes da cúpula C40 exigindo uma rápida ação em relação aos produtos à base de plantas como soluções alimentares para a crise climática.

De acordo com os organizadores do Tratado, Los Angeles é agora a segunda cidade C40 a apoiar a iniciativa, após Buenos Aires ter também se comprometido em agosto de 2022.