Um leão-marinho macho juvenil da espécie Arctocephalus australis foi resgatado na última quinta-feira, 11 de maio, em Águas Verdes, na Argentina, com um ferimento profundo no pescoço. Um morador do local ligou para a Fundación Mundo Marino dizendo que tinha visto o animal com algo estranho no pescoço.
Quando os biólogos da fundação chegaram na praia, examinaram o animal para entender se poderiam tratá-lo no local, algo que sempre dão prioridade para evitar o estresse para o animal de retirá-lo de seu ambiente. Porém, diante da grave lesão que havia se formado em seu pescoço, eles decidiram transportá-lo para seu centro de reabilitação.
@carnenuncamais Um jovem leão-marinho macho foi resgatado na quinta-feira (11), em Águas Verdes (Argentina) com um grande ferimento no pescoço, causado por uma cinta plástica, comumente usada para embalagens do tipo industrial. Ele ficará sob os cuidados da fundação até que se recupere. 🎥: Fundación Mundo Marino #leaomarinho #animaismarinhos #resgateanimal #respeitoaosanimais #amoranimal #animais #natureza ♬ som original – Carne Nunca Mais
A equipe veterinária então procedeu à anestesia do animal e puderam verificar que, entre as dobras da pele, o leão-marinho ainda tinha a cinta de plástico que causou tal ferimento.
“Infelizmente, embora não percebamos, esses tipos de casos de animais gravemente feridos nos servem de alerta e nos dão uma mensagem sobre as ameaças às quais a fauna marinha está exposta” .
– Rodríguez Heredia, biólogo e responsável pelo Centro de Resgate da Fundação Mundo Marino.
Os veterinários também aproveitaram para realizar um exame clínico e colher uma amostra de sangue, descobrindo que ele apresentava anemia a um elevado número de glóbulos brancos. Com isso, o animal foi medicado com antibióticos e um complexo antianêmico.
O leão-marinho permanecerá no centro de resgate pelo tempo necessário para sua recuperação.