Um jacaré mantido em cativeiro em um zoológico dos Estados Unidos precisou passar por uma cirurgia de emergência e acabou tendo 70 moedas retiradas de seu estômago.
A descoberta foi feita em um jacaré americano leucístico raro, de 36 anos, que se chama Thibodaux. Isso ocorreu enquanto faziam exames de rotina nos 10 jacarés, disse o zoológico Henry Doorly de Omaha, que fica em Nebraska.
Eles não têm certeza de como exatamente isso aconteceu, mas o jacaré precisou ser anestesiado e entubado para que o procedimento de retirada das moedas fosse feito.
Christina Ploog, veterinária que liderou a cirurgia de Thibodaux, disse à rede de notícias local KETV que a equipe suspeita que as moedas possam ter sido jogadas diretamente na boca do jacaré em vez de terem sido pegas por ele no chão.
“Elas são tão finas que para eles conseguirem pegar do chão seria muito difícil”, disse ela.
Respondendo a comentários em sua postagem nas redes sociais, o zoológico disse que “provavelmente” outros jacarés do local também precisarão passar pelo mesmo procedimento, mas não deixaram claro sobre o que encontraram nos exames de rotina.
Todas as moedas foram retiradas com sucesso de Thibodaux e ele já foi levado de volta para o seu recinto.
A princípio, a única medida tomada pelo zoológico foi pedir para que os visitantes não jogassem nada nos recintos dos animais.
É muito cruel e triste que o jacaré tenha tido que passar por isso, além do fato de viver em um ambiente estressante. Os animais não são atrações e não deveriam ser explorados para o entretenimento humano.