Uma nova investigação da PETA Ásia revelou a crueldade realizada com gansos em oito fazendas certificadas na Rússia, que exportam para países do mundo inteiro.
O “Responsible Down Standard” (RDS) – um programa de certificação para fornecedores de penugem – tenta garantir aos consumidores que as aves são tratadas de maneira “responsável”, mas, como mostra imagens da investigação, esses “padrões” estão falhando em proteger as aves.
Embora o RDS estipule que “as aves aquáticas devem ser atordoadas e depois mortas antes que possam recuperar a consciência”, os gansos em uma fazenda não receberam nenhum alívio da dor e não foram atordoados antes de seus pescoços serem esticados em um toco e repetidamente cortados com um machado.
Um trabalhador é ouvido rindo depois de decapitar um ganso com cinco golpes e jogar o corpo na neve. Outro ganso grita de terror ao ser atingido sete vezes. As asas e os pés dos pássaros podem ser vistos se contraindo por mais de cinco minutos depois.
De acordo com a Dra. Heather Rally, uma veterinária da PETA que revisou a filmagem:
“[Os gansos] sem dúvida sofreram uma dor tremenda ao serem suspensos e contidos pelas asas e tendo seus pescoços mutilados com vários golpes de um machado que aparentemente estava cego”.
A empresa onde as imagens foram gravadas produz até 20 mil quilos de penugem todos os meses.
A indústria de penas tem um histórico de abuso
Esta não é a primeira vez que uma Entidade PETA expõe a crueldade da indústria de penas. Em 2012, a PETA divulgou imagens de trabalhadores arrancando penas de gansos vivos.
Nos anos que se seguiram, as empresas enfrentaram uma perda de confiança dos consumidores, então eles criaram padrões internacionais alegando garantir rótulos como “responsável”, penas “não arrancadas do animal vivo”.
Mas quando a PETA e a PETA Ásia entraram em fazendas conectadas a essas empresas certificadas e “responsáveis”, descobriram uma crueldade chocante que colocou fortemente em dúvida os padrões utilizados. Os investigadores conversaram com fornecedores dessas empresas ditas “responsáveis”, e eles admitiram comprar e vender animais depenados vivos.
Um comprador até se gabou de enganar os clientes, e um representante do setor comentou: “Anunciamos que tudo é arrancado após o abate – ninguém se atreve a comprá-lo se você disser que é arrancado ao vivo”.
Vida dos gansos
Os gansos são leais e protetores, acasalam para a vida toda e se recusam a sair do lado de um companheiro ou filhote doente ou ferido, mesmo que o inverno esteja se aproximando e o resto do bando esteja voando para o sul.
Quando o companheiro de um ganso morre, o ganso sobrevivente chora em reclusão – alguns passam o resto de suas vidas como viúvas ou viúvos, recusando-se a acasalar novamente.
Empresas como a de vestuário esportivo Lululemon se recusam a reconhecer como os gansos morrem por suas jaquetas e continuam a se esconder atrás do sem sentido Responsible Down Standard (RDS) e a alegação de que as aves usadas para suas jaquetas são tratadas “humanamente e com respeito”.
Cada objeto preenchido com penas representa a dor e o medo de pássaros gentis que não queriam morrer.
Não compre nada que utilize penas de animais e ajude a campanha da PETA contra a empresa Lululemon assinando aqui.