Greta Thunberg anunciou o lançamento de seu novo livro para ajudar os leitores a entender como as ameaças das mudanças climáticas, meio ambiente, sustentabilidade e populações indígenas estão conectadas.

O livro intitulado “The Climate Book” é uma colaboração de mais de 100 colaboradores. Dentre eles estão os cientistas Johan Rockström e Katharine Hayhoe, reconhecidos por seus trabalhos na área, o economista Thomas Piketty, autor de “O capital no século XXI” e a romancista Margaret Atwood, autora de romances como “O conto da aia”.

“Minha esperança é que este livro possa ser algum tipo de guia para entender essas crises diferentes e intimamente interconectadas”, disse Greta.

 O livro também incluirá o que ela aprendeu com seus anos de experiência em ativismo climático. Ela discutirá a prevalência do greenwashing, que é quando as empresas fornecem informações enganosas sobre seus produtos para fazê-las parecerem boas para o meio ambiente. 

Em entrevista ao The Guardian, ela disse que o greenwashing é um dos maiores problemas do mundo, mas também é algo para se ter esperança. Ela acredita que, uma vez que as pessoas tenham uma visão completa, elas serão capazes de agir.

A ativista sueca de 19 anos já possui três livros publicados, dois em co-autoria de seus pais e irmã: Scenes from the Heart e Our House Is on Fire, juntamente com uma coleção de discursos, No One Is Too Small to Make a Difference.

The Climate Book será publicado dia 27 de outubro no Reino Unido, com lançamento nos EUA previsto para o início de 2023. 

Ativismo

Greta subiu ao palco mundial pela primeira vez em 2015, quando suas greves escolares pelo clima em frente ao parlamento sueco chamaram a atenção global. Desde então, ela tem sido uma defensora ferrenha da proteção ambiental, defendendo em todo o mundo práticas sustentáveis e ações governamentais.

O compromisso de Thunberg com o meio ambiente não apenas mudou a maneira como ela leva sua vida, mas também influenciou o estilo de vida de seus pais. Seu pai até mudou para o veganismo em apoio à paixão de sua filha pela causa climática.

“A maneira como fazemos comida; criando animais para comer, limpando a terra para cultivar alimentos para alimentar esses animais. Se continuarmos, ficaremos sem terra e sem comida. Simplesmente não faz sentido”, alerta Thunberg no filme de cinco minutos, #ForNature.