Na terça-feira (12), o governo suíço apresentou sua nova estratégia climática para a agricultura, com o objetivo de tornar o sistema alimentar mais sustentável e fortalecer a segurança alimentar até 2050.

Para alcançar esse objetivo, é necessário reduzir em dois terços as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de alimentos por pessoa até 2050, em comparação com os dados de 2020.

A estratégia afirma que uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, com menos carne, traz benefícios tanto para a saúde quanto  para o meio ambiente.

Para isso, serão adotadas várias medidas, incluindo mudanças no comportamento da população, especialmente em relação ao consumo de carne.

“O consumo máximo de carne do ponto de vista da saúde é de duas a três porções por semana. Atualmente, estamos consumindo três vezes mais”, afirmou Michael Beer, do Departamento Federal de Segurança Alimentar e Assuntos Veterinários (FOSV).

A pecuária é uma das indústrias mais prejudiciais ao meio ambiente, contribuindo significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, o desmatamento e a perda de biodiversidade.

Especialistas de instituições como a Universidade de Oxford afirmam que os países ocidentais precisam reduzir drasticamente o consumo de carne para evitar o colapso climático.

Tags: