Uma das dez maiores produtoras de laticínios do mundo, a canadense Saputo Dairy, anunciou o lançamento nos EUA de uma linha de queijos com certificação vegana, em uma campanha liderada pela atriz Laura Prepon.
A atriz das séries “Orange is the New Black” e “That ’70s Show” é a nova embaixadora da marca Vitalite™ que promete oferecer excelente sabor, textura, apelo visual e desempenho de derretimento em seus queijos.
“As suas opções de queijos veganos são uma parte deliciosa do meu estilo de vida flexitariano e me ajudam a incorporar alimentos à base de plantas na minha dieta sem sacrificar o sabor na minha preparação de refeições”, disse Laura.
Lançado em varejistas nos EUA este ano, Vitalite™ começou a vender queijos à base de plantas no Reino Unido ainda em 2019, além de também estar disponível no Canadá.
A linha conta com seis queijos veganos à base de óleo de coco: mussarela e cheddar (nos formatos de fatias e ralado); parmesão ralado, e cream cheese sabor original.
David Cherrie, vice-presidente de marketing e inovação da Saputo Dairy USA disse:
Como uma empresa de laticínios, somos especialistas em fazer queijo que as pessoas amam e desejam. Onde outros queijos à base de plantas deixam a desejar, vimos uma oportunidade de usar nossa experiência na categoria de queijos para criar uma deliciosa alternativa à base de plantas.
Parceria entre Laura Prepon e Vitalite
Com um livro de receitas, uma linha de utensílios de cozinha PrePon e muito mais, Laura tem trabalhado no mundo da culinária há anos e se inspira em sua mãe, que trabalhou como chef.
“Desde criança, sempre estive na cozinha”, disse Prepon ao VegNews. “É onde eu poderia passar um tempo com ela. Comecei a cozinhar muito jovem.” Prepon começou a trabalhar aos 15 anos e rapidamente aprendeu a cozinhar para se manter alimentada, gastando tempo na cozinha preparando refeições em lotes para economizar tempo. “Para mim, a cozinha é o coração da casa.”
Prepon também descobriu que seus filhos tinham sensibilidade aos laticínios, tornando sua parceria com a Vitalite mais importante. Ela apresentou o queijo vegano da Vitalite para seus filhos por meio de receitas muito simples, como sanduíches de queijo grelhado, onde o ingrediente sem laticínios brilha por conta própria. Os críticos severos, de 2 e 4 anos, não ficaram desapontados.
“Se os ingredientes são realmente bons, você pode fazer algo simples com eles”, disse Prepon.
“Derreteu lindamente. Ficou super gostoso e meus filhos adoraram.”
Crescimento do mercado de queijo plant-based
De acordo com um relatório do Food Institute de 2022, espera-se que o mercado global de queijo plant-based cresça a uma taxa anual composta de cerca de 10% e alcance um valor de mercado de cerca de US$ 7 bilhões até 2030.
Essa demanda está sendo alimentada pelo crescente número de consumidores que seguem dietas veganas, à base de plantas e flexitarianas, aumentando a conscientização sobre a intolerância à lactose, aumentando as preocupações com as mudanças climáticas e o bem-estar animal e a expansão da classe média nos países em desenvolvimento.