O
governo norueguês decidiu, na manhã de domingo (14), matar Freya, a morsa que ficou famosa em Oslo. Eles alegaram que a medida era necessária já que o público não sabia respeitar o espaço do animal.

“A decisão de eutanásia da morsa foi tomada com base em uma avaliação global de ameaça contínua à segurança humana”, disse Frank Bakke-Jensen, diretor-geral da Direção Norueguesa de Pesca, em comunicado à imprensa.

A jovem morsa fêmea estava passando um tempo no Fiorde de Oslo, e aparentemente não tinha medo dos humanos, ao contrário da maioria das morsas. Vários vídeos populares mostram a morsa subindo em pequenos barcos para tomar sol.

Na semana passada, a direção alertou o público para ficar longe de Freya, dizendo que eles tinham observado visitantes nadando com ela, jogando objetos nela, e chegando perigosamente perto dela para tirar fotos.

“O público desconsiderou a recomendação atual de manter uma distância clara da morsa”, disse Nadia Jdaini, porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca, à CNN.

Segundo Bakke-Jensen, foi cogitado realocar Freya, mas “a extensa complexidade de tal operação nos fez concluir que esta não era uma opção viável”.

Vários especialistas, no entanto, disseram que a decisão de sacrificar Freya não levou em conta o bem-estar do animal. Siri Martinsen, porta-voz do grupo de direitos dos animais NOAH, disse à TV2 que foi uma medida apressada e que multas deveriam ter sido emitidas para dispersar os espectadores.

“É muito chocante”, acrescentou, dizendo que era uma oportunidade de mostrar às pessoas como respeitar os animais selvagens.

“É infinitamente triste que eles tenham escolhido sacrificar um animal tão bonito simplesmente porque não nos comportamos bem com ele”, disse o biólogo Rune Aae à agência de notícias NTB.

Freya, com cerca de cinco anos de idade, já havia sido avistada no Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Suécia e optou por passar parte do verão na Noruega.

A morsa é uma espécie protegida que se alimenta principalmente de invertebrados como moluscos, camarões, caranguejos e pequenos peixes.

As morsas normalmente não se comportam de forma agressiva em relação aos humanos, mas podem sentir-se ameaçadas por intrusos e ataques.

Tagged in:

, ,