O Z Event, evento beneficente online que reuniu 57 streamers franceses, arrecadou mais de 10 milhões de euros entre os dias 9 e 11 de setembro.
A soma (10.182.126 euros para ser exato) será dividida igualmente entre quatro organizações: a Liga para a Proteção das Aves (LPO), Sea Shepherd, The Sea Cleaners e WWF. Este ano, os organizadores queriam dedicar o evento a associações que trabalham na proteção do meio ambiente e dos animais.
Infographie de #ZEVENT2022, une année qui restera à jamais gravée dans ma mémoire.💚🌍 pic.twitter.com/4tZ4aSJLhw
— ZeratoR (@ZeratoR) 13 de setembro de 2022
Veja quanto que essa soma recebida representa para cada organização e o que elas farão com isso:
→ Sea Shepherd França: 80% do seu orçamento anual – vão comprar uma embarcação maior para monitorar, por um período mais longo no mar, os barcos de pesca de arrasto e com o restante vão abrir um centro próprio para cuidados com animais marinhos.
→ The Sea Cleaners: 125% do seu orçamento anual – vão treinar jovens da Indonésia na luta contra a poluição plástica, implantar sistemas de coleta de lixo e realizar novos testes para seu projeto Manta, um barco usado no controle da poluição.
→ WWF França: 8% do orçamento anual – esse dinheiro será usado principalmente na proteção dos elefantes na Bacia do Congo, lutando contra o tráfico de marfim e na preservação da floresta. Além disso, eles querem proteger os manguezais de Madagascar, acompanhando os habitantes no replantio e cuidado.
→ Ligue pour la Protection des oiseaux (LPO): 10% do orçamento anual – vão financiar 4 projetos: novos equipamentos para os centros de cuidados aos animais selvagens, compra de áreas para a proteção dos animais, programa de resgate de aves de rapina e ações de conscientização para a preservação das aves marinhas.
Pela primeira vez, uma empresa também foi selecionada – porém sem poder receber doações: Time for the Planet. Este visa criar outras 100 empresas, espalhadas por todo o mundo, que se dedicarão à redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Escolha das ONGs
“Achamos que [ecologia] é realmente o tema sobre o qual mais devemos alertar as pessoas”, justificou ZeratoR, streamer e co-organizador do evento, durante um anúncio transmitido em 4 de julho. Sua ideia inicial era doar todo o valor para a fundação GoodPlanet – uma associação criada pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertrand – que apoia “projetos ambientais e solidários”.
Mas os internautas se opuseram fortemente, criticando (entre outras coisas) as parcerias da GoodPlanet com empresas poluidoras como a TotalÉnergies. “Ficou claro que, se os organizadores não mudassem a associação beneficiária, eu teria me recusado a participar do Z Event. E não sou o único”, diz HortyUnderscore, streamer especializado em videogames.
O ZeratoR resolveu então pedir aos internautas que votassem nas cinco associações relacionadas ao meio ambiente de sua preferência, de uma lista de vinte e duas organizações. Ele também aconselhou as pessoas a não “se apressarem” e “descobrirem” os projetos de cada uma delas.
“Recebemos uma enxurrada de perguntas nas redes sociais, testemunha Valérie Amant, diretora de comunicação da associação The Sea Cleaners. As pessoas foram ver nosso relatório de atividades. Eles queriam entender nossa ação, saber o que já havíamos conquistado em campo, para que seria usado o dinheiro arrecadado…”