Um novo estudo comprovou que os porcos respondem emocionalmente à música de forma semelhante aos humanos.

Berardo de Jesús Rodríguez, veterinário e músico da Universidade de Antioquia, compôs 16 músicas consonantes ou dissonantes.

Para os humanos, a música consonantal geralmente soa agradável e suave, enquanto a dissonante tende a soar chocante e desconfortável.

A equipe filmou seis ninhadas de 10 a 12 jovens porcos ouvindo a música através de um alto-falante em uma fazenda de porcos da universidade. As músicas, com duração entre 3 e 5 minutos, foram tocadas em ordem aleatória com um intervalo de 3 minutos entre elas.

Os pesquisadores pontuaram a linguagem corporal dos porcos em 20 parâmetros emocionais, incluindo “feliz” e “inquieto”, usando uma abordagem chamada avaliação comportamental qualitativa (QBA). O método envolve observar a postura, o comportamento e a interação de um animal com seu ambiente.

Peças de música consonantal estavam ligadas aos porcos experimentando emoções positivas, enquanto a música dissonante estava ligada a emoções negativas, conforme podemos observar no vídeo.

Coautora do novo estudo, Maria Camila Ceballos, cientista de bem-estar animal da Universidade de Calgary, diz que ela e seus colegas escolheram pesquisar as emoções dos porcos porque são animais altamente inteligentes e sociais que enfrentam sérios abusos de bem-estar em fazendas industriais.

Este estudo soma-se a tantos outros que já mostraram que os porcos, assim como outros animais, são seres extremamente inteligentes, que sentem felicidade, medo e apreensão, assim como nós, humanos.