A Revo Foods, uma empresa austríaca, acaba de lançar um novo produto idêntico ao polvo, mas sem nada de origem animal.
Os tentáculos são feitos com um ingrediente do reino Fungi, conhecido como Mycoproteína, ou proteína à base de micélio, que apresenta uma textura fibrosa semelhante à carne e também é utilizada no “filé de salmão” produzido pela empresa.
O produto, chamado “The Kraken”, foi colocado à venda no site da empresa em 15 de março, por 5,99 euros, como edição limitada, para poder acompanhar o feedback do mercado. Ele já vem pronto para consumo, mas também pode ser grelhado, frito ou cozido.
Voir cette publication sur Instagram
Enquanto isso, eles estão experimentando uma nova tecnologia de estrutura em 3D para conseguir produzir em maior escala até o fim deste ano.
Para reproduzir a cor intensa dos tentáculos, eles utilizam uma mistura de corantes naturais, incluindo cenoura, mirtilo, páprica e batata doce.
Quando questionado pelo Vegconomist sobre a escolha do polvo, o CEO Robin Simsa explicou: “É um produto muito interessante para o qual ainda não existe uma alternativa à base de plantas, e tem uma textura e estrutura muito únicas. Além disso, é uma especialidade em muitos países, mas um número crescente de pessoas está ciente da alta inteligência e comportamento social desses animais, portanto, oferecer uma alternativa adequada é importante.”
O polvo tradicionalmente tem sido consumido no Mediterrâneo e no Sudeste Asiático, mas a crescente demanda tem colocado pressão adicional sobre as populações selvagens de polvo e levado as indústrias alimentícias a planejarem a criação de polvos em cativeiro.
Uma empresa chamada Nueva Pescanova está há anos planejando construir a primeira fazenda de polvos do mundo, nas Ilhas Canárias, na Espanha, onde criaria cerca de um milhão de polvos anualmente.
Muitos cientistas e organizações de proteção animal criticam o plano e pedem ao governo das Ilhas Canárias que não permita que isso se concretize.