As dietas veganas nutricionalmente completas são mais saudáveis e seguras para os cães do que as dietas convencionais à base de carne, de acordo com o maior estudo realizado até o momento.

A nova pesquisa, liderada pelo professor Andrew Knight da Universidade de Winchester, acompanhou a dieta e a saúde de mais de 2.500 cães ao longo de um ano, com o auxílio de seus tutores. Estes avaliaram sete indicadores gerais de saúde, como o número de visitas ao veterinário e 22 doenças comuns.

Os pesquisadores descobriram que, por exemplo, quase metade dos cães alimentados com dietas convencionais à base de carne precisavam de medicação não rotineira, mas apenas um terço dos cães alimentados com dietas veganas o faziam.

Um outro estudo de 2021 descobriu que os cães achavam as dietas veganas tão saborosas quanto a comida de cachorro convencional.

Embora os resultados tenham mostrado que os cães com dietas de carne crua se apresentaram ligeiramente mais saudáveis do que os cães veganos, com apenas 8% visitando o veterinário quatro ou mais vezes, o estudo observa que houve “diferenças estatisticamente significativas nas idades médias”. (Em outras palavras, os cães alimentados com carne crua eram mais jovens, portanto, menos propensos a ter problemas de saúde.)

Além disso, como Knight disse ao The Guardian, “um corpo substancial de estudos anteriores também mostrou que as dietas de carne crua são muito mais contaminadas com bactérias e parasitas patogênicos”.

Meio ambiente

A troca para rações sem carnes também é ótimo para o planeta. Uma pesquisa descobriu que a produção de ração seca para animais de estimação é responsável pela emissão de 106 milhões de toneladas de CO2. Essa quantidade é superior a todas as emissões no país de Moçambique, África.

Mercado

Esse segmento do mercado plant-based está em ascensão. Em 2020, a indústria global de alimentos veganos para animais de estimação atingiu um valor de US$ 9,6 bilhões. Em 2030, estima-se que chegue a US$ 16,3 bilhões.