Com uma base de mais de 1.700 restaurantes exclusivamente veganos ou vegetarianos, o iFood recebeu mais de 1 milhão de pedidos nessas categorias em 2021, em todo o Brasil. E até agosto deste ano, a plataforma já contabilizou mais de 600 mil pedidos. 

Os dados foram levantados a pedido da Veganuary, organização internacional de apoio e incentivo ao veganismo, em comemoração ao mês do veganismo.

 

“Os restaurantes vegetarianos e veganos vem crescendo na nossa plataforma. Eles são importantes para que possamos oferecer, cada vez mais, diversidade e opções de refeições que contemplem todos os perfis de clientes”, afirma Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência com restaurantes no iFood.

Segundo a plataforma, as cidades com maior número de restaurantes veganos são São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte. Já a maior parte dos pedidos por delivery vem dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Os 10 pratos mais populares, por ordem de preferência, são: batata frita, falafel, brownie, coxinha de jaca, feijoada, bolo de chocolate, baião de 2, beirute, cookies e pratos com frango vegetal.

Maurício Serrano Palma, diretor de Veganuary na América Latina falou sobre os resultados:

Esse alto consumo de comida vegana que estamos vendo no Brasil levará ao surgimento de uma oferta vegana maior e cada vez melhor, ajudando também mais pessoas a parar ou ficar sem consumir produtos de origem animal, dando um alívio ao planeta e seus habitantes.

Falando sobre hábitos de consumo, os dias de semana na hora do almoço são os de maior movimento para as entregas de comida vegana. Em seguida estão os fins de semana na hora do jantar, os dias de semana também na hora do jantar, os fins de semana na hora do almoço e os dias de semana na hora do lanche.

Desafio Vegano

Em janeiro tradicionalmente acontece a campanha da Veganuary, que estimula pessoas do mundo inteiro a experimentar o veganismo por pelo menos um mês. A edição deste ano bateu recorde de adesão, com quase 630 mil pessoas inscritas. Como consequência, mais de 2,16 milhões de animais foram poupados da morte apenas nestes primeiros 31 dias de 2022.

Participantes de 228 países, ao redor de todo o mundo, aceitaram o desafio. Este movimento também foi um grande incentivo à promoção do veganismo em inúmeras empresas, seja propondo uma alimentação plant-based para seus funcionários, ou na criação de mais alternativas que respeitem os animais.

Dados coletados pelo Veganuary estimam que pelo menos 1.561 novos produtos ou opções em menus foram criados neste período.

E os resultados vão além do mês de janeiro, pois pesquisas realizadas com participantes de anos anteriores apontam que:

  • mais de 30% das pessoas mantiveram uma alimentação vegana por pelos menos 6 meses após o desafio;
  • 82% das pessoas que não tornaram-se veganas, reduziram drasticamente o seu consumo de produtos de origem animal.

Entre os embaixadores de Veganuary no mundo estão Paul Mccartney, Joaquim Phoenix e Alicia Silverstone. No Brasil, a iniciativa conta com Xuxa, Luisa Mell e Derrick Green, do Sepultura.