A aconteceu entre os dias 9 e 12 de agosto, na capital dinamarquesa, e, pela primeira vez, baniu o uso de peles de animais.

Na edição do ano passado, a PETA e outras organizações de proteção animal, realizaram protestos do lado de fora do evento e criaram campanhas pelo fim desse absurdo, alegando que “pele é morte, e não um acessório de moda”.

Protesto da PETA em 2021

Os organizadores da CPHFW anunciaram ainda no início deste ano que haviam proibido peles de suas passarelas, pelo interesse do bem-estar animal e da sustentabilidade.

Além disso, essa edição contou com outros requisitos buscando um mundo da moda mais sustentável.

 Para o desfile, as marcas precisavam ter, no mínimo, metade da coleção feita e certificada com materiais sustentáveis, como: peças produzidas a partir de estoques “mortos”, reciclados ou matérias tecnológicos, oferecer serviços de reparo para peças, revenda e aluguel de looks, manter seus clientes informados sobre a estratégia de sustentabilidade no site ou loja, diminuir sobras de estoques (o que exige uma mudança na linha de produção), além de ter que provar que os empregos gerados por elas não contam com o trabalho infantil. Zero uso de embalagens plásticas e peles de animais.

“Precisamos de um compromisso mais forte para combater a crise climática”, diz Cecilie Thorsmark, CEO da Copenhagen Fashion Week. “A ação atual da indústria da moda está sendo combatida por seus enormes volumes de produção e, como resultado, o impacto climático continua aumentando”.

Mudanças no mundo da moda

O evento assim se adequa às semanas de moda de Londres, Amsterdã, Oslo e Helsinque, que já proibiram peles. A Finlândia foi ainda mais longe ao banir todo o couro animal dos seus desfiles.

“Nós da Helsinki Fashion Week, com o apoio da Nordic Fashion Week Association, estamos nos posicionando ativamente contra a crueldade com os animais e os impactos ambientais prejudiciais que o uso de couro animal traz consigo”, afirmou um comunicado de imprensa na época.

A mudança pode vir a pressionar Milão e Paris a seguirem o exemplo e abandonarem as peles e, de maneira ideal, tudo que explore os animais.