U

m novo vídeo fictício de “notícia” mostra líderes mundiais sendo levados a comer sopa de gatinho por um cientista climático.

A história visa chamar a atenção para “a mentalidade irracional da carne”, um âncora de notícias discute sobre o fato dos participantes da “Cúpula Eco27” receberem sopa de filhote de gato do “renomado cientista climático” Dr. Jay Kumari” ao invés de sopa de frango.

Esse novo clipe, lançado pela organização norte-americana Beyond Carnism, busca também é expor a psicologia sobre por que os defensores do clima se mostram relutantes em abordar a pecuária ao falar de crise climática.

A pecuária contribui com pelo menos 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa. Isso é mais do que todo o setor de transporte combinado.

É também uma das principais causas de poluição da água. Além disso, acredita-se que seja responsável por cerca de 91% do desmatamento da Amazônia.

Apesar disso, o impacto climático da pecuária raramente é discutido pelos líderes mundiais. Mal foi mencionado na COP26 do ano passado.

No vídeo, a Dra. Melanie Joy, autora, psicóloga social e fundadora do Beyond Carnism, é entrevistada. Ela também é a criadora do termo “carnismo”, que é definido como o sistema de crenças que condiciona as pessoas a comer certos animais, mas não outros.