A Conferência sobre o Futuro da Europa (COFE) é uma série de debates liderados por cidadãos, permitindo que pessoas de toda a União Europeia compartilhem as suas ideias e ajudem a moldar o futuro.

Das discussões surgiu a urgência de mudar para um sistema alimentar mais sustentável, sendo o bem-estar animal um componente-chave para alcançar essa meta.

Alguns dos pontos abordados foram: 

🌱 Promoção de dietas baseadas em vegetais: fomentar a conscientização sobre como a redução do consumo de produtos de origem animal promove a proteção do clima e a preservação do meio ambiente.

🐄 Direitos dos animais e agricultura: criar critérios mensuráveis ​​para a proteção dos animais de criação, introdução de multas para aqueles que poluem o meio ambiente através de suas práticas agrícolas e redução dos subsídios para sistemas agrícolas intensivos.

🥕Incentivo a dietas mais sustentáveis ​​e saudáveis: estabelecer padrões mínimos de qualidade dos alimentos, com forte foco nas ameaças representadas pelo desenvolvimento da resistência antimicrobiana.

Participação dos cidadãos europeus

O conhecimento coletado durante a conferência é um grande exemplo de democracia participativa. Os participantes foram selecionados aleatoriamente e representavam diferentes origens geográficas, sexo, idade, nível socioeconômico e níveis de escolaridade.

Ao contrário do que comumente se supõe, a Conferência demonstrou que uma mudança para uma agricultura mais sustentável e amiga dos animais é esperada pela maioria dos cidadãos da UE, um pedido que não se limita a um único grupo.

Cabe agora aos representantes examinar o relatório e dar seguimento a políticas capazes de dar resposta às questões levantadas pelo público, em benefício do bem-estar dos animais, da proteção do clima e da saúde.