Em 2019, Neil Rankin começou a experimentar vegetais fermentados para provar que as carnes à base de plantas podem ter um sabor incrível, sem usar ingredientes ultraprocessados. Como um chef profissional e um açougueiro treinado que é mundialmente conhecido por cozinhar carne, quem melhor para fazer algo para substituí-la.

Rankin desenvolveu a receita na cozinha da sua casa durante a pandemia, que levou à criação da Symplicity Foods, com base no Reino Unido. A marca atualmente conta com diferentes produtos de carne alternativa de clean label, como hambúrgueres, almôndegas, linguiças e carne moída. 

Preocupado com a sustentabilidade há algum tempo, Rankin inicialmente adotou a abordagem de tentar usar todas as partes do animal. Mas, como ele explicou à Men’s Health, ele acabou ficando “desencantado com a solução à base de carne” e voltou sua atenção para opções à base de plantas.

A carne é feita de cogumelos cultivados no Reino Unido, Polônia e França que são misturados com cebola, beterraba e missô de cevada, que são cozidos e fermentados por 10 dias. Em seguida, é prensado, picado, misturado com especiarias, moldado em salsichas, hambúrgueres ou escalopes, cozido no vapor, congelado e embalado.

Ingredientes de base: beterraba, cogumelo e cebola – Symplicity

O líquido restante da fermentação é transformado em molho ou em um intensificador de sabor que pode ser vendido separado.

Em comparação com Beyond Meat, o hambúrguer da Symplicity tem 70 calorias a menos, 5g a mais de proteína, quase 5g a menos de gordura saturada e 4g a mais de fibra.

A Symplicity agora fornece os principais restaurantes do Reino Unido, e tem parcerias em vista com escolas, locais de trabalho e redes de restaurantes.

Estamos empolgados para descobrir o que estaremos criando no futuro. Sabendo que sempre manterá nosso espírito de apoiar a agricultura sustentável e local em que confiamos, além de adotar uma abordagem de ‘low air mile’ para reduzir nossa pegada de carbono. Nosso foco principal sempre será o sabor, mas não acreditamos que isso tenha que custar a terra.

Carne alternativa Clean Label

Embora haja agora um grande número de alternativas à carne no mercado, a maioria é feita com ingredientes processados. Como resultado, algumas empresas estão se concentrando no desenvolvimento de produtos mais saudáveis – como a Daring, que produz frango à base de plantas de rótulo limpo com apenas cinco ingredientes.