O cavalo explorado para carruagem que desmaiou em uma movimentada rua de Manhattan no início deste mês estava desnutrido, abaixo do peso e muito mais velho do que o relatado anteriormente, mostra um relatório policial obtido pelo The Post.

Ryder, como se chama o cavalo, foi examinado por um veterinário no dia 10 de agosto, depois de ter colapsado na rua – e ficado lá por mais de uma hora enquanto seu condutor o puxava e gritava para que ele se levantasse.

O relatório policial afirma que:

“Um diagnóstico inicial determinou que o cavalo tinha entre 28 e 30 anos, em vez dos 13 anos mencionados acima, que estava desnutrido, abaixo do peso e sofria do distúrbio neurológico eqüino EPM (Mieloencefalite Protazoária Equina)”.

Pela lei, 26 anos é a idade máxima que pode ter um cavalo usado para esse fim.

“Além disso, o cavalo sofreu escoriações superficiais nas pernas como resultado de seu colapso.”

Cavalo Ryder

O motorista da carruagem, Ian McKeever, disse aos policiais no local que Ryder era “um Standardbred castrado de 13 anos”, disse ainda o relatório da polícia.

O que aconteceu com Ryder provocou indignação imediata de grupos de direitos dos animais e levou os legisladores a pedirem aos promotores que apresentem acusações de crueldade contra animais e iniciem uma investigação criminal sobre o abuso mais amplo de cavalos de carruagem.

Mobilização pelo fim do uso de cavalos

Ricky Gervais e Kendall Jenner estão entre uma série de celebridades de Hollywood que apoiam o pedido da PETA para a proibição total de carruagens puxadas por cavalos.

Outras celebridades levantando suas vozes sobre o assunto incluem Kaley Cuoco, Joey King, Taryn Manning, Nikki Glaser, Heather Rae El Moussa e Saint Hoax.

De acordo com a PETA:

“A hora de proibir os passeios de carruagem puxada por cavalos já passou. As leis que regulam o comércio de carruagens falharam há muito tempo com os cavalos, muitos dos quais sofreram e morreram”.