A Califórnia se tornou o primeiro estado dos EUA a proibir testes de toxicidade em cães e gatos para pesticidas, produtos e aditivos alimentares.

De acordo com a Humane Society, a nova lei poupará a vida de cerca de 60.000 cães anualmente, que são submetidos a esses testes prejudiciais e desnecessários em laboratórios governamentais, universitários, comerciais e da indústria privada.

O projeto de lei foi assinado pelo governador Gavin Newsom na última segunda-feira (26) como parte de um pacote focado no bem-estar animal, e entra em vigor em 1º de janeiro de 2023.

 


Porém, a lei não se aplicará a produtos destinados ao uso em cães e gatos, incluindo medicamentos, como anestesia e tratamento de câncer. 

As empresas que violarem a medida podem enfrentar violações civis e estar sujeitas a multas monetárias de até US$ 5.000 por cada dia em que um gato ou cachorro for usado para testes toxicológicos.

O senador estadual Scott Wiener, autor do projeto de lei, disse em um comunicado: “Os testes em animais que não têm valor científico e causam dor e sofrimento terríveis são desumanos, desnecessários e cruéis”.

Testes em animais

Durante os testes, cães e gatos são frequentemente alimentados à força e injetados com produtos químicos. Os pesquisadores então observam se os animais apresentam reações, incluindo: vômitos, diarréia, convulsões, dificuldade respiratória, apetite ou perda de peso, erupções cutâneas, salivação, paralisia, letargia, sangramento, anormalidades nos órgãos, tumores e até a morte.

O uso de animais para testar substâncias destinadas ao uso humano não é confiável, não garante verdadeiramente a segurança humana e tem sérias limitações científicas. Por exemplo, quase 90% dos medicamentos testados pela primeira vez em animais acabam falhando quando testados posteriormente em pessoas, com cerca de metade falhando devido à toxicidade imprevista quando testados em humanos. 

Muitos dos atuais testes de toxicidade nesses animais são desumanos, desnecessários e, em última análise, não promovem pesquisas científicas sobre toxicidade em humanos.

Essa investigação da Cruelty International no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT) na Alemanha encontrou níveis chocantes de sofrimento animal.

Imagens secretas de cães deixados sangrando e morrendo e macacos abusados rotineiramente mostram a crueldade causada aos animais. Esse é um exemplo do que acontece em laboratórios do mundo inteiro.