A cidade litorânea de Brighton, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Londres, é a nova capital vegana do mundo, de acordo com pesquisas recentes. Esta é a primeira vez que uma cidade que não seja Bristol (UK), ou Portland (EUA), ocupa o primeiro lugar.

A revista internacional de culinária Chef’s Pencil analisou o Google Trends e o Google Adwords para avaliar qual proporção das pesquisas gerais de uma cidade são relacionadas ao veganismo, a fim de calcular sua popularidade nessa área.

Para a cidade de Brighton não é novidade ser uma referência para veganos, já tendo sido rotulada anteriormente como uma cidade incrivelmente vegana devido ao seu elevado número de restaurantes com opções plant-based per capita.

O Reino Unido teve um bom desempenho no cenário internacional, ocupando o primeiro lugar como a referência mais popular do mundo para veganos, seguido de perto pela Alemanha em segundo lugar e Áustria em terceiro.

Os especialistas estão vendo um aumento no movimento flexitariano – que consome predominantemente produtos à base de plantas com consumo ocasional de carne.

De fato, de acordo com os dados do Google, o interesse por flexitarianismo superou a popularidade do veganismo desde o início de 2022.

Pesquisa

Por seu próprio reconhecimento, o Google Trends não é uma pesquisa científica e não deve ser confundido com dados de pesquisa. No entanto, fornece um bom barômetro do que as pessoas compram, comem ou querem aprender mais.