O Beto Carrero World (BCW) anunciou na última quinta-feira (27) o fim das atividades do Mundo Animal, o zoológico dentro do parque que há 32 anos explorava os animais.
A decisão, conforme relatado, foi tomada após um longo entendimento de que os animais precisam de um ambiente mais próximo ao seu habitat natural.
“O BCW apoia instituições sérias e reconhece a necessidade de repensar a relação com o meio ambiente e com as espécies que nele habitam”, diz a postagem.
O Beto Carrero, que inaugurou em 1991, começou como um circo. Animais como tigres, macacos, elefantes, jacarés e leões eram explorados para fazer acrobacias e interagir com o próprio Beto Carrero e outros artistas.
Foi somente em 2008 que essas apresentações tiveram um fim, mas o zoológico continuou existindo.
Ao longo dos anos, o espaço chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies, mas recentemente abrigava apenas algumas girafas e um elefante, de acordo com o portal de notícias NSC.
Com a visitação já encerrada, o BCW agora vai transferir esses animais para outras instalações, mas decidiram manter a informação em sigilo, dizendo apenas que eles “serão levados para locais onde possam caminhar com mais tranquilidade, onde possam reproduzir, e onde encontrem pessoas que, como nós, tenham essa paixão”.
Voir cette publication sur Instagram
Essa decisão é muito importante, reafirmando que a exploração animal nunca precisa acontecer para o entretenimento das pessoas.
Porém, seria ainda melhor se esses animais pudessem ir para santuários sérios, onde não há o constante contato com o público.