Benito, uma girafa macho de apenas 3 anos, chegou ao zoológico de Ciudad Juarez, no México, no mês passado, como uma doação de outro zoológico. No entanto, a situação atual de Benito tem gerado preocupações e mobilizado ativistas.

Anteriormente, Benito compartilhava seu espaço com um casal de girafas, mas havia o risco de ele ser ferido caso o macho decidisse disputar território. Agora, confinado em um recinto pequeno e sozinho, em um clima ao qual não está acostumado, ativistas argumentam que é cruel mantê-lo nessas condições.

O parque já teve uma girafa chamada Modesto por 21 anos, mas ele faleceu no ano passado. Os ativistas não querem que Benito passe pela mesma experiência de solidão e enfrente condições climáticas adversas, como neve e geada.

Recentemente, a girafa foi flagrada agachada com apenas a cabeça debaixo de uma pequena cobertura para sombra, a qual pouco o protegeu de uma chuva de granizo e de uma forte tempestade mais tarde.

Além disso, Benito já se alimentou das poucas árvores à disposição em seu recinto e tem poucas opções além de andar em círculos.

Em meio a essa situação, o Blue Hills, um rancho no Texas, ofereceu-se para comprar ou adotar Benito. Eles afirmam que a girafa teria acesso a uma vasta área de 320 acres para percorrer, com muitas árvores disponíveis e locais aquecido. Infelizmente, o local também explora animais, vendendo “experiências” onde as pessoas podem alimentar os animais.

Resposta do zoológico

Responsáveis pelo parque de Juarez rejeitam as críticas e dizem estar trabalhando para melhorar o espaço de Benito. Eles afirmam que a sua presença trouxe mais 60 mil visitantes mensais, um aumento de cerca de 40%.

Eles também planejam no futuro trazer uma fêmea para viver com a girafa.

“Quando o seu espaço estiver arrumado, com uma casa e aquecimento […], queremos trazer uma fêmea, porque ele não pode ficar sozinho”, afirma Rogelio Muñoz, diretor do parque.

Petição para salvar Benito

Atualmente, uma petição criada pelos ativistas conta com mais de 130 mil assinaturas, evidenciando o apoio da comunidade na busca por uma solução para o bem-estar do animal.

Sabendo que Benito não pode ser liberado na natureza, os ativistas esperam pressionar as autoridades a considerarem uma opção que garanta uma vida mais saudável e feliz para a girafa.

Petição criada por ativistas para a transferência da girafa Benito.