Segunda-feira (08) o santuário italiano “La Sfattoria Degli Ultimi” (@sfattoriadegliultimi) recebeu uma notificação da autoridade sanitária de que todos os animais deverão ser mortos. Os advogados estão recorrendo da decisão.

O problema é que as autoridades poderiam matar os animais antes que qualquer recurso fosse ouvido, como explicou o santuário: “Isso faria com que nossa tentativa de nos opor a essa decisão absurda e cruel fosse em vão. Por isso, pedimos a todos os ‘amigos’ de La Sfattoria e a todos os que são sensíveis à questão da crueldade contra os animais que se façam ouvir”.

O local oferece uma segunda chance para aproximadamente 130 animais explorados, vítimas de maus-tratos, desempenhando uma função social de grande valor.

Todos os animais do local são saudáveis, microchipados e cadastrados como “não destinados ao uso alimentar”.

Apesar de a lei em vigor excluir categoricamente todos os animais que não se destinam à produção alimentar do abate para conter a peste suína, a Autoridade Sanitária Local ameaça derrubar todos os membros saudáveis da Sfattoria.

As autoridades afirmam que “trata-se de animais presentes numa zona infectada, sendo necessário para conter a propagação da doença e salvaguardar a saúde da população animal”.

A Sfattoria Degli Ultimi é um santuário para porcos domésticos resgatados de maus tratos e para javalis urbanos que poderiam ter criado problemas para a comunidade e, portanto, teriam sido mortos de acordo com os regulamentos atuais. O santuário está localizado na zona rural ao norte de Roma e abriga mais de uma centena de animais em 5.000 metros quadrados de jardim e dois enormes estábulos.

Cerca de cinquenta pessoas trabalham no santuário, incluindo voluntários e apoiadores. Uma petição online foi lançada para tentar ajudar no caso e muitos ativistas italianos estão, desde ontem, se deslocando até o local para tentar impedir que o pior aconteça.

“Peste suína africana”

Desde o início de 2022, a Itália foi atingida por uma peste suína africana (PSA) e, entre as zonas vermelhas implicadas com a infecção, a área norte da capital foi sinalizada como em risco.

A PSA é uma doença viral que afeta os suínos domésticos e javalis de qualquer idade. O vírus da PSA não representa qualquer perigo para a saúde humana.