Na madrugada de terça-feira (13), ativistas pelos direitos animais do grupo Direct Action Everywhere (DxE) entraram no matadouro de aves Petaluma Poultry, na Califórnia, para resgatar animais doentes e sofrendo.

Um primeiro grupo resgatou 4 aves doentes de um caminhão e as levou para receber cuidados médicos de emergência. Pouco tempo depois, cerca de 200 manifestantes pacíficos se reuniram no matadouro, após terem visto a live do resgate. Algumas dessas pessoas então entraram na propriedade e resgataram mais sete aves. Um terceiro grupo de ativistas resgatou outros sete animais de um caminhão parado a caminho do matadouro.

Iris é um dos animais resgatados do matadouro. Imagem: Direct Action Everywhere

A Petaluma Poultry é uma subsidiária “free range” e parcialmente “orgânica” da Perdue Farms, uma das quatro maiores produtoras de aves dos Estados Unidos.

“Pessoas comuns em todos os lugares apoiam o resgate de animais. Se elas vissem os animais doentes que eu vi, caídos e famintos dentro das fazendas industriais da Petaluma Poultry, certamente gostariam de ajudá-los”, disse Zoe Rosenberg, uma investigadora da DxE, que participou do resgate no matadouro na terça-feira.

Investigação do DxE

Desde 2018, os investigadores da DxE documentaram violações das leis de crueldade animal da Califórnia em diferentes unidades da empresa. Aves caídas no chão, incapazes de caminhar até a comida ou água e deixadas para morrer lentamente de fome; aves com pernas deformadas; aves com feridas abertas; e doenças infecciosas que representam uma ameaça à saúde pública.

Os investigadores da DxE entram em fazendas, matadouros e outras instalações para documentar abusos e resgatar animais doentes e feridos.