Em um parque de diversões na província de Shandong, no leste da China, um ganso foi amarrado em um banco de plástico e explorado como alvo de jogo de argolas.

Os participantes, que pagam para “jogar”, são encorajados a lançar argolas de plástico no pescoço do animal indefeso, sendo premiados caso acertem.

As imagens gravadas no parque de diversões no mês passado mostram os visitantes lançando argolas no animal, que se abaixa e move a cabeça freneticamente para evitar ser atingido pelos objetos que se aproximam.

Elisa Allen, diretora da PETA, se pronunciou condenando o acontecido:

“Esses vídeos de visitantes jogando objetos em gansos indefesos mostram que, lamentavelmente, ainda existem pessoas que veem os animais como mercadorias cujos medos e sentimentos não têm importância.”

Ela acrescentou: “Os gansos são pássaros inteligentes e sensíveis que merecem ser respeitados como indivíduos, não como a soma de suas partes do corpo ou como diversão.

“A PETA Ásia está pressionando por uma legislação mais forte de bem-estar animal na China, enquanto trabalha para mudar as atitudes do público em relação aos nossos companheiros animais”.

“Lembramos a todos que a melhor maneira de ajudar os animais é nunca comê-los ou usá-los e sempre falar quando você os vê sendo maltratados”.

Esse tipo de brincadeira é bastante comum em parques de diversão do mundo todo, sem envolver nenhum animal, somente equipamentos que permitem que as pessoas se divirtam ao arremessarem as argolas. Por que alguém escolhe explorar o animal? 

Exploração de gansos

Embora não possamos fazer nada nesse caso específico, podemos sempre escolher não comprar roupas, travesseiros, cobertores e nenhum outro objeto que utilize penas de ganso. Existem inúmeras alternativas sintéticas acessíveis.

Você já imaginou se nesse vídeo do ganso preso ainda tivesse alguém arrancando suas penas?

As penas podem ser arrancadas dos animais com eles vivos ou mortos. Quando eles estão mortos, são subprodutos das indústrias de produção de ovos, foie gras ou outras carnes, sendo assim mais um fator que apoia a exploração desses animais.

Quando as penas são puxadas de animais vivos, os gansos sofrem uma dor semelhante à que nós sofreríamos se nosso cabelo fosse puxado. Além disso, são mantidos em condições precárias, e passam uma vida inteira de sofrimento.