A associação francesa de defesa animal, Paris Animaux Zoopolis (PAZ), realizou uma investigação em um dos fornecedores da Decathlon de peixes vivos, animais que são vendidos como iscas para a pesca esportiva.
Imagens de uma fazenda de criação de peixes mostram centenas de pequenos peixes mortos flutuando na superfície da água. Alguns peixes que ainda estão vivos, aparecem nadando de costas, comportamento completamente anormal, que é um indicador de grande sofrimento.
Esses mesmos peixes em sofrimento são encontrados como “produtos” nas lojas da Decathlon, para serem vendidos para pessoas que continuarão os explorando.
![](https://carnenuncamais.com/wp-content/uploads/2022/10/Decathlon-venda-de-peixes-vivos-1024x760.png)
Venda de peixes vivos usados como iscas para a pesca esportiva. Foto: Decathlon Bollène (França)
Depois de serem comprados nas lojas, esses peixes são mantidos em condições completamente inadequadas, geralmente concentrados em um pequeno espaço, sem circulação de água.
![](https://carnenuncamais.com/wp-content/uploads/2022/10/illustration-PaV-1-300x199.jpg)
Animais costumam ser mantidos em um balde até que sejam usados como iscas. Foto: La Fondation Droit Animal
Os animais são, em seguida, destinados a um cruel e doloroso fim de vida. Ainda vivos, eles têm sua boca perfurada por um anzol, onde ficam suspensos na ponta da vara de pescar, até serem lançados na água.
Apesar de todo sofrimento, eles poderão continuar lutando pelas suas vidas durante horas, e seus esforços por fugir vão acabar atraindo peixes predadores.
A associação PAZ, que já realiza campanhas pela proibição da pesca com isca, está pedindo à Decathlon que seja um exemplo do mercado e pare de vender peixes vivos para essa prática cruel e arcaica.
“Acreditamos que a Decathlon é líder no mercado esportivo. É uma questão de imagem, porque a responsabilidade de um líder é dar o exemplo”, disse Amandine Sanvisens, co-fundadora da PAZ.
Contatados pela franceinfo, a direcção da Decathlon respondeu que “estão atentos a todos os pedidos sobre este assunto”.
Peixes sentem dor
![](https://carnenuncamais.com/wp-content/uploads/2022/10/wes-walker-WDCiBBj1eg0-unsplash-200x300.jpg)
Os peixes também sentem dor. Foto: Wes Walker
Um estudo da Universidade de Liverpool concluiu que a desculpa dos pescadores de que os peixes não sentem dor é um grande MITO: os peixes realmente sentem dor, semelhante com a experimentada por mamíferos, incluindo humanos.
De hiperventilação e perda de apetite a mudanças comportamentais de longo prazo após uma experiência dolorosa, a revisão da Dra. Lynne Sneddon explora a dor entre os peixes e em todo o reino animal e explica os comportamentos associados a evitá-la e aliviá-la.
Lynne Sneddon, bióloga e uma das maiores especialistas mundiais no assunto, disse: “Quando sujeitos a um evento potencialmente doloroso, os peixes apresentam mudanças adversas no comportamento, como a suspensão da alimentação e a redução da atividade, a não ser que recebam um remédio para dor”.
Quando os lábios do peixe recebem um estímulo doloroso, eles esfregam a boca contra a lateral do tanque, assim como esfregamos o dedo do pé quando o batemos em um canto.