No dia 5 de abril, o zoológico Feldman Ecopark disse que um novo bombardeio havia devastado a região, destruindo diversos recintos de animais, e que, se os animais não pudessem ser evacuados, eles seriam mortos.
Essa medida, segundo eles, visa impedir que os animais predadores de grande porte fujam do perímetro do zoo e se dirijam à cidade.
Kharkiv, uma das maiores cidades da Ucrânia, segue sob forte bombardeio da Rússia, em 40 dias de guerra.
Assim que essa informação começou a viralizar na internet, eles receberam apoio para começar a transportar alguns animais. Na quarta-feira (6), mesmo havendo novamente bombardeios, eles puderam evacuar cinco leões, uma onça e uma pantera, segundo informações de suas redes sociais.
“Transportar leões não é uma tarefa fácil”, escreveu Feldman em seu post. “Especialmente quando os animais estão sob estresse por mais de um mês de bombardeio e, em geral, pelo fato de sua vida calma e comedida ter mudado drasticamente.”
Não ficou claro para onde os animais foram levados, mas eles disseram que chegaram em segurança ao seu destino.
Eles também ressaltam que apesar do horror da guerra, muitas pessoas da Ucrânia e do mundo estão oferecendo ajuda, e eles continuam recebendo suprimentos de voluntários que se deslocam até o zoo.
“Vamos lutar. 70% dos animais ainda estão no zoológico. Existem grandes espécimes: camelos, vacas tibetanas e assim por diante. Mas o foco principal agora será nos predadores”.